YL-83 + LM393 (Sensor de Chuva) com Arduino

A chuva é um dos fenômenos naturais mais importantes para nós, seres humanos. Na grande maioria das vezes, como por exemplo, para quem vive da agricultura, saber que choveu ou está chovendo, é uma grande dádiva, há infelizmente também os casos em que preocupa, como para aqueles que vivem em áreas de alagamento ou enchentes. Vamos aprender como descobrir isso com o Arduino.

Figura 1 - YL-83, LM393 e Arduino

O sensor

O módulo Sensor (Detector) de Chuva é composto por duas partes.

A primeira é o YL-83, que nada mais é que em uma placa de circuito impresso com duas linhas condutivas, que apesar de entrelaçadas em formato de um E, não estão ligadas, gerando assim um campo de "resistividade" para a condução elétrica.

A segunda é circuito (módulo) baseado no chip LM393, esse chip consiste em dois comparadores de tensão, independentes, de alta precisão, designados para trabalhar de uma única fonte de energia, no nosso caso, o Arduino, e é ele quem faz a mágica, já que segundo a Lei de Ohms, a tensão, mesmo sendo muito baixa, entre os dois filamentos resistivos caem de forma linear ao aumento das suas resistências. Esse circuito também conta com um trimpot (Um pequeno potenciometro) para ajustar sua sensibilidade. Esse módulo fornece uma leitura digital e uma analógica e opera com uma tensão entre 3.3V e 5V.

O circuito

Para montar o circuito são necessários:

  • 1x - Módulo YL-83
  • 1x - Módulo LM393
  • ~6x - Jumpers
  • 1x - Arduino
Figura 2 - Circuito montado

A montagem do circuito é intuitiva. Nos terminais positivo (+) e negativo (-) do módulo LM393, conecte os terminais das duas linhas condutoras do módulo YL-83, não importa a polarização. Na outra extremidade do módulo LM393 conecte os terminais VCC e GND ao 5V e GND da placa Arduino, respectivamente. Por fim, ligue o terminal analógico A0 a qualquer um dos pinos analógicos do Arduino, faço o mesmo com o terminal digital D0, só que a qualquer pino digital do Arduino.

O código

É importante destacar que há duas forma de ler os resultados, pela porta digital, e obter o valor binário, 0 ou 1, e descobrir se está chovendo ou não. E da forma analógica, que no caso do Arduino Uno, com uma resolução de entrada analógica de 10 bits, pode variar de um valor entre 0 e 1023, possibilitando assim "mensurar" a intensidade da chuva.
YL-83 + LM393 (Sensor de Chuva) com Arduino YL-83 + LM393 (Sensor de Chuva) com Arduino Reviewed by AJ Alves on quinta-feira, janeiro 10, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.