P45 (Sensor de Nível de Líquidos) com Arduino

Imagine a situação que você precise detectar se um recipiente com algum líquido, como um barril de cerveja, está cheio, ou está seco. Existem sensores dos mais variados tipos, e vários deles são bem engenhosos, mas muito simples. Um deles é o sensor de nível de líquidos, e é ele que aprenderemos como ligar ao Arduino.

Figura 1 - Sensor de Nível de Líquidos P45 com Arduino

O sensor

Para nossa prática utilizaremos o P45, um sensor de nível de líquidos vertical feito em plástico PP, que suporta uma tensão máxima de até 100 V, corrente máxima de até 1 A e uma potência operacional máxima de 50 W. Este sensor é uma chave magnética, e quando em contato (fechado) possui uma resistência de 0.4 R. Veja como ele funciona:

Figura 2 - Estados do P45

Como exibido na Figura 2, basta inverter verticalmente o sensor para usar em modo Normalmente Aberto (1) ou Normalmente Fechado (2), a depender da aplicação. E por ser uma chave magnética (3 - Boia flutuante com um imã), a medida que o líquido em analise mude de volume, ele naturalmente mudará de estado.

O circuito

A fim de eliminar ruídos de leitura, vamos adicionar um resistor de 10 kR, e assim criar uma tensão de referência, neste caso, conhecido com Resistor de Pull-Down. Items:

  • 1x - P45 Sensor de Nível de Líquidos
  • 1x - Resistor de 10 kR
  • 1x - Arduino
Figura 3 - O circuito montado
O código


A lógica é simples, consideramos que o sensor está ligado verticalmente para baixo, ou seja, Normalmente Aberto, o que leva a uma leitura LOW quando o recipiente em que ele se encontra, estiver cheio, e HIGH quando o nível estiver abaixo da linha de medição.

P45 (Sensor de Nível de Líquidos) com Arduino P45 (Sensor de Nível de Líquidos) com Arduino Reviewed by AJ Alves on quarta-feira, abril 17, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.