LDR (Sensor de Luz) com NodeMCU

 O LDR (Light Dependent Resistor) é um popular sensores de luminosidade, e suas aplicações são as mais diversas, como por exemplo em postes de iluminação pública, acendendo as lâmpadas durante a noite, quando escuro, e apagar durante o dia, quando claro. Vejamos agora como ligar esse sensor ao NodeMCU.

Figura 1 - LDR e NodeMCU

O sensor

O LDR é um resistor que variável em proporção a iluminação que recebe, significa que dependendo da luminosidade o valor da resistência interna em Ohm (R|Ω) vai variar, de virtualmente 0R, quando sobre forte claridade, até cerca de 200kR quando em completa escuridão.

O circuito

Entendendo que o LDR é um resistor, e virtualmente pode chegar a 0R, tudo que precisamos é de uma porta analógica do NodeMCU (Observe sua placa NodeMCU, a versão ESP8266 possui apenas uma entrada analógica, já versão ESP32 possui 15, adapte o circuito ou a porta de entrada no código se necessário)  e um resistor de 100kR para criarmos um Divisor de Tensão e assim possamos ler a tensão, no caso varia de 0V (0 na leitura), quando em total escuridão até 5V (1023 na leitura, considerando uma placa de 10 bits de resolução da entrada analógica), quando em grande claridade. Material necessário:
  • 1x - Arduino
  • 1x - Protoboard
  • 1x - LDR
  • 1x - Resistor de 100kR
Figura 2 - Circuito com o LDR e o NodeMCU

O código



Basicamente o código imprime se "está escuro", caso a tensão recebida esteja abaixo da metade do limiar e "está iluminado" se igual ou acima do limiar.

LDR (Sensor de Luz) com NodeMCU LDR (Sensor de Luz) com NodeMCU Reviewed by AJ Alves on quinta-feira, janeiro 04, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.