nRF24L01 com NodeMCU

O NodeMCU é uma placa muito versátil para quem quer mexer com Internet das Coisas, por si somente tem um interface completa WiFi. No entanto, em alguns projetos mais complexos, há a necessidade de integrar essa placa com uma outra solução de conexão sem fio, uma delas, o nRF24L01, é um outro dispositivo bem popular na área. Então, vamos conectar-los.

Figura 1 - NodeMCU pinout

Para fazer essa conexão, usaremos como base o artigo NRF24L01 com Arduino, a única diferença será na pinagem entre o nRF24L01 e o NodeMCU. Lembre-se que o NodeMCU possui uma nomenclatura de pinos distintas do Arduino, para isso, use a Figura 1 para ver a correta referência (Nomes em cinza são no NodeMCU e os em azul são os correspondentes no Arduino), para utilizar o Arduino IDE.

O que preciso para esse artigo:
  • 1x - NodeMCU 1.0 ESP-12E Module
  • 1x - Arduino
  • 2x - nRF24L01
Nesse artigo estou levando em consideração que você já configurou sua máquina, com o drive do NodeMCU e o ArduinoIDE com as bibliotecas necessárias para trabalhar com o NodeMCU.

Conecte os dois módulos seguindo a Figura 2:

Figura 2 - Conectando o nRF24L01 no NodeMCU
 Para simplificar, conecte um nRF24L01 ao Arduino e o configure como o transmissor (Siga o artigo NRF24L01 com Arduino) e conecte o outro nRF24L01 ao NodeMCU, como descrito previamente, este servirá como o receptor. Para ele, utilize o seguinte código:


Você deve ter notado, que o código do receptor utilizado no artigo NRF24L01 com Arduino é muito semelhante ao usado com o NodeMCU, o que muda é apenas a pinagem. Sendo assim, para configurar o transmissor, siga a mesma lógica.
nRF24L01 com NodeMCU nRF24L01 com NodeMCU Reviewed by AJ Alves on domingo, agosto 12, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.