O LDR (Light Dependent Resistor) é o mais comum dos sensores de luminosidade existentes no mercado, há anos ele é usado no topo de postes de iluminação pública para acender as lâmpadas durante a noite e apagar durante o dia, e assim, economizar energia e consequentemente o dinheiro do contribuinte. Então, vamos ver como ligar este sensor no também famoso Arduino.
O LDR, como o próprio nome evidencia, é um resistor variável por iluminação, isso significa que dependendo da luminosidade o valor da resistência interna em Ohm (R|Ω) vai variar, de virtualmente 0R, quando sobre forte claridade, até cerca de 200kR quando em completa escuridão.
Figura 1 - LDR e Arduino |
O sensor
O circuito
Entendendo que o LDR é um resistor, e virtualmente pode chegar a 0R, tudo que precisamos é de uma porta analógica do Arduino e um resistor de 100kR para criarmos um Divisor de Tensão e assim possamos ler a tensão, no caso varia de 0V (0 na leitura), quando em total escuridão até 5V (1023 na leitura, considerando uma placa de 10 bits de resolução da entrada analógica), quando em grande claridade. Material necessário:
- 1x - Arduino
- 1x - Protoboard
- 1x - LDR
- 1x - Resistor de 100kR
Siga a Figura 2 para realizar a montagem do circuito.
Figura 2 - Circuito LDR com Arduino |
O código
Basicamente o código imprime se "está escuro", caso a tensão recebida esteja abaixo da metade do limiar e "está iluminado" se igual ou acima do limiar.
LDR (Sensor de luz) com Arduino
Reviewed by AJ Alves
on
domingo, janeiro 15, 2017
Rating:
Nenhum comentário:
Postar um comentário